quinta-feira, 12 de abril de 2012

De sambista a comediante; Mussum e Os Originais do Samba


                 


                Formado por ritmistas de escolas de samba do Rio de Janeiro, Os Originais do Samba era o que podemos chamar, um “precursor do pagode”. Pagode no sentido original da expressão; aquele típico samba descontraído e descompromissado de boteco. Após uma turnê no México, se fixaram em São Paulo, onde ficaram de vez. Dividindo palco com grandes ilustres da música brasileira, de Elis Regina (Lapinha; música de Baden Powell e Paulo. C. Pinheiro), a Jorge Bem (Cadê Tereza), os Originais tinham a irreverência e o humor como marca. E quanto a esse humor, um de seus integrantes, Antônio Carlos Bernardes Gomes, acabaria mais famoso, não  como músico, mas como humorista. Me refiro ao eterno Mussum!
            A naturalidade de Mussum para o humor já era evidente nos Originais do samba. Embora nas performances musicais sua participação não fosse muito expressiva, seu carisma cativava o público. Nas entrevistas era ele quem tomava a frente, contando a história do grupo, casos curiosos, composições, sempre com uma piada na ponta da língua. Em 1969, é convidado para participar como integrante dos Trapalhões, quando Wilton Franco o convida após assistir um espetáculo dos Originais.
            Por coincidência  , Mussum já havia participado por uma temporada em um programa humorístico chamado Bairro Feliz, de onde surgiu seu apelido, presenteado pelo próprio Grande Otelo, relativo a um peixe, (escorregadio e liso, já que conseguia facilmente sair de situações estranhas). Nos Trapalhões, Mussum  fazia papel dele mesmo. Ou melhor! Uma sátira dele mesmo! Um “beriteiro”, “negão”, “malandro”... suas piadas geralmente era ligada a sua condição de negro, ou sobre bebida. Era o politicamente incorreto. Algo difícil de ver na TV hoje em dia.
            Os Originais do samba continuaram (e continuam) sua carreira repleta de composições próprias e regravações de grandes canções da música brasileira. Em 1997, o grupo completou 30 anos de carreira e comemorou lançando um CD pela gravadora RGE, Os Originais de todos os sambas, contando com uma nova formação. Depois de muitos integrarem o grupo, atualmente é formado por Bigode do Pandeiro(pandeiro e voz) Junir (reco-reco e voz) Kiko (agogô, tantam e voz) Scooby ( cavaco e banjo) e Rogério Santos (violão e guitarra). 
 
 
 
 Apresentação e entrevista do Originais do Samba na TV Cultura; 
o carisma de Mussum
 

O grande clássico do grupo


                 Wikipédia/ Os Originais do Samba
                 Wikipédia/ Mussum
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário